Kombi

Quase todo mundo tem uma história com a Kombi, a própria Volkswagen sabe disso. Não há quem negue este fato, e provavelmente você já viajou ou conhece alguém que foi ao litoral em uma Kombi. Sua história é fascinante!

Nenhum outro veículo já produzido tem tantas histórias para contar como esse utilitário, e hoje vamos falar um pouco dele.

Seu projeto começou a ser esboçado em Wolfsburg (cidade alemã conhecida como a sede da VW) logo após a 2ª Guerra Mundial. A fábrica não estava totalmente restaurada dos muitos danos causados pelos bombardeiros.

Com a simpatia de um oficial britânico das forças de ocupação, Major Ivan Hirst, do engenheiro alemão, Alfred Haesner e com o holandês Ben Pon, nasceu a ideia de um automóvel revolucionário e eficaz, podendo ser considerado o primeiro minifurgão do mundo.

Kombi, em alemão, Kombinationsfahrzeug, quer dizer “veículo combinado” ou “veículo multiuso”.

Em boa parte do mundo a Kombi é conhecida como: Transporter, Type 2 Combi.

O que poucos sabem é que o nome é um apelido brasileiro, uma redução do nome original alemão.

Ben Pon imaginou um veículo leve de carga usando o conjunto mecânico do Fusca na sua parte traseira.

Os primeiros protótipos foram chamados de Tipo 29, com as frentes lineares, porém foram descartadas por prejudicar a aerodinâmica nos testes.

Os primeiros esboços de Pon em sua caderneta foram feitos em 1947, dando origem a um grande sucesso.

Em 1949 a Kombi começou a ser produzida na Alemanha. Tinha carroceria do tipo monobloco (um dos primeiros carros com esta carroceria), suspensão reforçada e motor 1.1 de 25 cv de potência refrigerado a ar.

Antes do seu lançamento oficial, a VW destacou a principal característica do utilitário: com o motorista na parte dianteira e o motor acomodado na traseira, quer vazio ou com carga isso não afetava a distribuição do peso.

A VW destacou também a maior vantagem do utilitário à imprensa: o peso da sua carga útil era colocado entre eixos, o que garantia uma excelente distribuição das massas entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro.

Porém, o grande defeito era a estabilidade sofrível, mesmo com alguns ajustes para deixar a suspensão mais firme. O nível do ruído era alto por conta do motor a ar, uma vez que não possuía revestimento acústico.

Em 08 de março de 1950, a Kombi saiu pela primeira vez nas ruas, batizada como Transporter – esse estampado em sua carroceria somente em 1990.

Haviam dois modelos: Kastenwagen, furgão com três janelas laterais e bancos removíveis e o Microbus, com três janelas mas ainda com bancos fixos.

A Kombi chegou ao Brasil em 2 de setembro de 1953 e começou a ser montada pela Brasmotor (futuramente passou a ser chamada de Brastemp). De lá pra cá passou por uma infinidade de mudanças e variações.

A Kombi com certeza deixou a sua marca. Muitas histórias ocorreram dentro de uma, e por isso se tornou um dos utilitários mais amado por brasileiros e pessoas de todo mundo.

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