Ford T
O Ford T, carro que simboliza o nascimento da era do automóvel, foi apresentado oficialmente por Henry Ford em outubro de 1908, ele ganhou rapidamente a fama de produto seguro, simples, confiável e barato, dando início à revolução que colocou o mundo sobre rodas.
Para se ter uma ideia, naquela época os Estados Unidos contavam com menos de 30.000 km de estradas pavimentadas, o que tornava dirigir um baita desafio, tanto para os veículos, como para os motoristas. Feitos artesanalmente, os carros então eram vistos mais como um brinquedo de luxo – perigoso, barulhento e caro.
A partir de 1913, Henry Ford desenvolveu o processo de produção em série do Modelo T, que abriu as portas do mercado de massa para o automóvel. Por ser um veículo robusto, com mecânica simples, e fácil de manter, ele logo caiu no gosto popular. As várias melhorias introduzidas ao longo do tempo o deixaram mais confortável, rápido e econômico. O constante aperfeiçoamento do processo produtivo também trouxe a redução dos custos: lançado por US$ 850,00 (cerca de US$ 26.700,00 hoje em dia), ele chegou ao último ano de produção, em 1927, custando US$ 290,00 (US$ 9.100,00 hoje).
Com essas qualidades, o Modelo T conquistou o público americano e de vários países. Entre seus primeiros proprietários estavam o cientista Thomas Edison e os astros de Hollywood como Will Rogers, May Pickford e Douglas Fairbanks.
Seu sucesso gerou também mudanças na estrutura da empresa, com a criação dos primeiros departamentos de cor e design. Em 1920, ele representava mais da metade dos veículos em circulação no mundo e somou mais de 15 milhões de unidades nos seus 19 anos de produção (sendo destronado como carro mais vendido pelo Fusca em 1972).
Apesar de Henry Ford insistir em manter características primordiais do Modelo T em produção, a concorrência já reagia. Por fim, seu filho Edsel o convenceu a investir em um carro mais moderno, o Modelo A, que substituiu o T a partir já de 1927.
Como reconhecimento ao seu um impacto na história, o Modelo T foi eleito em 2000 o “Carro do Século” pela Global Automotive Elections Foundation, por um júri de 132 jornalistas de 33 países. Ao quebrar a barreira das distâncias entre as pessoas que viviam isoladas nas comunidades, ele ajudou a transformar os hábitos e estabeleceu novos parâmetros para os sistemas de transporte em todo o mundo.
Confira mais sobre outros carros ou nossos serviços no Instagram e no Blog!